sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Cantor e compositor Leonard Cohen morre aos 82 anos!


 Um dos mais influentes artistas do século 20, o canadense Leonard Cohen morreu na segunda-feira (7), aos 82 anos.

 A informação foi confirmada por sua gravadora em uma publicação em sua página no Facebook. "É com profundo pesar que informamos que o lendário poeta, compositor e artista Leonard Cohen morreu. Perdemos um dos mais prolíficos e visionários músicos", afirma a nota.

 O comunicado ainda diz que o funeral será realizado em Los Angeles nos próximos dias: "A família pede privacidade em seu luto".


A causa da morte de Cohen não foi divulgada. Sabia-se, porém, que sua saúde estava debilitada. Em outubro, lançou seu último álbum, "You Want it Darker", espécie de carta de despedida do artista.
Conhecido por suas canções melancólicas em letras poéticas, que o colocam no mesmo patamar que Bob Dylan e Joni Mitchell, o canadense foi mais fundo em sua última obra. Algumas faixas falavam claramente na morte: "Estou pronto, meu Senhor".

 Cohen nasceu numa família judaica de classe média – mais velho, se tornaria budista. Ainda jovem, começou a estudar música e poesia. Em 1956, publicou seu primeiro livro: "Let Us Compare Mythologies", pioneiro entre os 13 livros de poesia que publicaria.

 Na música, suas composições ficaram conhecidas, por vezes, na voz de outros intérpretes. Ele entrou na indústria fonográfica em 1967, quando Judy Collins gravou "Suzanne" e transformou sua canção em um sucesso.

 Mesmo o hino "Hallelujah", que escreveu nos anos 1980 e foi gravado mais de duzentas vezes, é mais lembrado na versão de Jeff Buckley (tocada na série "The O.C.", que a gravou em 1994.




 Seu timbre –uma voz tenebrosa, quase sussurrada– embalou ao longo de toda a carreira canções sobre amor, espiritualidade, sexo, guerras e depressão.

 O sucesso com a própria voz, porém, não veio em sua juventude na década de 1960, caso de outros artistas de sua geração, mas quando ele já passava dos 70 anos.



DESPEDIDA

 Em outubro, Cohen falou com clareza sobre a morte em entrevista à revista americana "The New Yorker". Disse que estava pronto para morrer. "Espero que não seja tão desconfortável. Para mim, é sobre disso que se trata."

 À publicação o músico, que se disse uma pessoa obcecada com organização, falou sobre suas composições e poemas inacabados que gostaria de concluir, mas não se mostrava muito esperançoso, indicando a iminência da morte como o grande desafio para a conclusão de seus projetos.

 "Não acho que conseguirei acabar essas músicas. Talvez, quem sabe? Talvez eu tenha uma segunda chance, não sei, não me atrevo a me atrelar a uma estratégia espiritual. Tenho trabalho a fazer. Estou pronto para morrer."

 Na entrevista, Cohen celebrou estar menos distraído do que em outros momentos de sua vida, quando tinha preocupações como o sustento, a vida conjugal e os deveres paternos, o que em consequência permitia que ele se concentrasse mais no seu trabalho.

 Entre as diversas honrarias que recebeu, estão um Grammy honorário em 2010, por sua trajetória, e a menção no Rock and Roll Hall of Fame, em 2008.

 Cohen deixa dois filhos, Lorca e Adam Cohen, do casamento com Suzanne Elrod.


Fonte: Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário